🧠 Filosofando sobre a vida...
Você sabe a diferença entre sabedoria e inteligência?
“Inteligência lhe permitirá entender como as coisas funcionam. Sabedoria lhe permitirá visualizar as consequências do funcionamento das coisas. Por esse motivo, Adam, tu não corres apenas um grande perigo, tu és um grande perigo”.
Esse é um trecho do livro “Entre Reinos e Ruínas”. O autor é o JP, fundador da Hotmart. Vou confessar que fazia tempo que não lia um livro de fantasia. Gosto de ler livros de comportamento humano, filosofia, neurociência, marketing, administração, liderança…
Só que esse me chamou a atenção, porque eu conhecia o autor.
Eu recomendo a leitura, a história é boa, daquelas que te prende, tem bom humor. Algumas pérolas como:
“Na cidade dos rodentos um jantar dura 7 horas, uma jantando e 6 cagando”. Que poeta.
Mas além de uma história envolvente, o personagem Adam, um aprendiz de alquimia, tem muito a ensinar. Essa reflexão sobre a diferença entre inteligência e sabedoria é muito profunda. Principalmente nos dias de hoje, a cultura da nossa geração foca em desenvolver inteligência, principalmente a técnica. Sabedoria é coisa rara.
Você que está aqui é diferente, só de saber que existe a diferença entre sabedoria e inteligência, já te torna mais sábio. Leia novamente o trecho ali no início e reflita sobre essa diferença.
Na coluna de recomendação da semana dessa newsletter, eu vou te deixar o TED do Dr. Roy Baumeister. What makes us human? Quero que você assista e reflita sobre o que faz um ser humano ser mais inteligente.
Deixo aqui também a recomendação do livro do JP, você que gosta de fantasia vai adorar, você que não gosta, dê uma chance para o livro. É a oportunidade de ver a mente do criador de uma startup unicórnio criando. Lá tem bastante sabedoria.
Comprar Entre Reinos e Ruínas: https://entreruinasereinos.com.br/
📊 Filosofando sobre marketing e negócios
Ontem recebi uma pergunta interessante: Meu CPA é 70% do valor do meu produto. Devo pausar ou continuar a campanha?
Essa é uma pergunta de alguém que tem inteligência, mas falta sabedoria, pelo menos no mundo dos negócios. Ela sabe o que é CPA, sabe como as coisas funcionam, mas não entendeu as consequências do funcionamento das coisas.
Vamos lá, pra você que não sabe o que é CPA, primeiro eu vou te contextualizar. Depois vou responder se a pessoa deveria ou não manter essa campanha ativa. Depois vou te ensinar uma das coisas mais importantes do marketing, que é onde está o maior potencial de crescimento de muitos pequenos negócios.
CPA é custo por aquisição. É quanto, em média, você gasta para conquistar um cliente. Se você gastou 50 reais em anúncios e fez uma venda, seu CPA é de 50. Se fez duas vendas, seu CPA é 25. É só dividir o investimento pela quantidade de vendas, que você chega no CPA.
No caso da pessoa que me fez a pergunta, vamos supor que o produto dela custe 100 reais. Se o CPA dela está em 70% do valor do produto, ele foi de 70 reais. Certo? Nesse caso, ela gastou 70 e sobrou 30. Ela tem que pagar mais imposto e outros custos. Melhor pausar a campanha? Errado.
Depende. A gente não sabe duas coisas: o preço do produto nem a quantidade de vendas que ela está fazendo. Se o produto custa 1.000,00 e o CPA é de 70% desse valor, ela gasta 700 e sobra 300. Vai pagar mais uns 100 de imposto, sobram 200 por venda. Se ela faz 20 vendas por dia, 20 x 200 x 30 = 120k de lucro por mês. Abrir mão desse lucro seria a consequência de pausar essa campanha.
Um empreendedor mais experiente teria incluído o ticket e a quantidade média de vendas no mês na pergunta. A qualidade das respostas que tem depende da qualidade das perguntas que faz. Pelo tipo de pergunta, chuto que ela deve estar vendendo menos e que o ticket é mais baixo.
Supondo que esse seja o caso, o que eu recomendei? Faça pequenas mudanças no funil de vendas e veja o CPA diminuir. Qual é a parte do funil que pode ter mais impacto? A parte que mais gente chega.
A primeira parte do funil é a headline, o título. Eu já salvei muito negócio mudando apenas a headline da página de vendas. Se alguém lê sua página de vendas com entusiasmo, essa pessoa lê o resto da página, assiste ao vídeo e compra. Se ela lê aquele título: aprenda como fazer tal coisa, em tanto tempo, mesmo que “objeção”. Ihhh, mais um vendedor de sonhos. Ela sai na hora.
Olha o caso dessa aluna, headline antiga = zero vendas, nova headline = 33k. Ela encontrou a headline que funcionou em uma das análises individuais da mentoria Fluxo.

Se você tem interesse em entender como funciona a mentoria Fluxo para ter acesso a esse tipo de análise, agende um ligação clicando aqui.
No VTSD, eu ensino a criar páginas que aguçam a curiosidade do leitor, é o que chamo de marketing de premissas, não de promessas. Isso vai aumentar a taxa de conversão e derrubar seu CPA.
Vamos imaginar que você consegue derrubar o CPA de 70% do valor do produto, pra 50%. Olha o impacto disso:
20 vendas por dia de 1k com um CPA de 50% do valor do produto. Gasta 500, sobra 500. Menos 100 de imposto. Sobram 400 x 20 vendas por dia = 8k por dia x 30 dias, 240 mil de lucro por mês.
Abaixar o CPA de 700 para 500 dobra seu lucro. Dá pra fazer isso mudando só uma headline? Oh, se dá!
E, pra saber de copy, entender comportamento humano e lógica matemática, você precisa de inteligência técnica.
Pode ser que você tenha ficado perdido nesses cálculos que fiz. Se for o caso, e você tem interesse em empreender, você tem que assistir ao módulo 1 do VTSD: Os fundamentos básicos do marketing digital.
Não dá pra querer ser empreendedor e não entender isso. É matemática básica, só tem multiplicação, divisão, soma e subtração. Você tem inteligência para entender, agora tem que ter sabedoria para praticar.
📚 Recomendação da semana
Aqui está o TEDx do professor Roy Baumeister, que mencionei no “Filosofando sobre a vida”. Assista e tente refletir sobre o que torna o humano mais inteligente.
Clique aqui: What makes us human? | Roy Baumeister | TEDxUQ
🎬 Anúncios e vídeos criativos que eu adorei
Esse é um vídeo polêmico, porque se trata de um agente político. O autor tem lado. Pode ser que você não simpatize ou odeie o lado político dele, mas é pouco sábio subestimar a inteligência do vídeo. Vale a pena entender o que ele fez, referência criativa é sempre bom, mesmo quando você discorda do interlocutor.
Num mesmo vídeo, ele fez uma publi e uma crítica social, que acreditar ser relevante. A crítica fica mais forte porque tem a publi, a publi fica mais forte porque tem a crítica. É simplesmente genial, muito bem escrito e cheio de punchs (que ensino no light copy).
💼 Momento Jabá
No VTSD você aprende toda a parte técnica para criar seu produto, e toda a parte estratégica para implementar, colocar ele no ar, vender, ter lucro e escalar.
O maior arrependimento de todo empreendedor é: porque não comecei antes?!
É sabio começar hoje. Clique aqui e assista uma aula gratuita de como criar um negócio lucrativo.
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