🧠 Filosofando sobre a vida...
Eu estava vendo meu filho brincar com meu pai, mas não estava no momento presente. O pessoal da meditação e do desenvolvimento pessoal diz que isso é errado, que você não deve ficar no passado nem no futuro, que tem que viver o presente.
Verdade, a felicidade está no presente, mas eu aprendi que, às vezes, é gostoso viajar no tempo. Vendo meu pai brincar com meu filho, me vi brincando com meu avô. Eu viajei para a minha infância.
Ele tinha a maior paciência comigo. Eu adorava futebol. Sou são-paulino; na época, o Rogério Ceni era o maior goleiro do Brasil. Eu lembrei que pegava uma meia, e meu “Vô Mauro” jogava para eu fazer minhas defesas. Eu me jogava no colchão, e ele narrava: “Rogééééério Ceni faz mais uma defesa espetacular!”. Ele repetia isso umas 100 vezes. Quando ele queria ir dormir, eu falava: só mais um pouquinho… mais 100 grandes defesas.
Eu não estava no presente, mas tive um pouco de felicidade lembrando do passado.
Quando eu era criança, meu vô brincava mais comigo do que meu pai.
Vendo meu pai brincar com meu filho, percebi que ele brinca mais com o Guto do que eu.
Quando eu era criança, achava que era porque meu vô tinha mais tempo. Hoje, eu entendo que é porque ele sabe que tem menos.
Aproveite o que é mais valioso na vida: tempo com aqueles que você ama.
📊 Filosofando sobre marketing e negócios
Falando em tempo com filho, o meu aprendeu a andar de bicicleta. Fui a uma praça aqui perto de casa para ele dar uma volta e encontrei uma aluna. Ela veio puxar assunto, disse que não estava tendo resultado e pediu ajuda. Fiz a pergunta que sempre faço: em que momento você está? Ela nem sabia dizer. Disse que estava feliz porque fez o desafio da mandala e bateu 7 mil seguidores em pouco tempo.
Típico de quem se entusiasma, vive no emocional… mas não segue um plano.
Dica de ouro para negócios: descubra em que momento você está, senão corre o risco de trabalhar, trabalhar e não sair do lugar.
Momentos de todo negócio:
Fase 1: Idealizar o produto
Fase 2: Construir o MVP, Mínimo Viável Possível, é a versão mais simplificada do produto
Fase 3: Lançar o MVP, anunciar e fazer as primeiras poucas vendas
Fase 4: Ouvir os clientes, melhorar o produto e colher depoimentos
Fase 5: Melhorar o marketing, reinvestir e lucrar
No digital, dá para fazer todas as 5 fases iniciais em poucas semanas, 4 no máximo.
Fase 6: Criar mecanismos que aumentam margem e escala
Novos produtos, conteúdos, canal no YouTube, viralizar conteúdos no Instagram, TikTok… estratégias de lançamentos.
Fase 7: Estruturar e automatizar o negócio para uma possível venda.
Ela estava brincando de fazer reels, tentar viralizar, sem ter produto, página de vendas ou plano de vendas. Meu conselho foi: não faça mais nada se não tiver o produto e pelo menos um funil de vendas rodando.
Não seja emocionado, seja racional. Saiba em que momento você está e o que quer. Se você quer vender, tenha produto e uma estratégia de vendas, não só um cronograma de publicações.
🎬 Anúncios e vídeos criativos que eu adorei
Repare: grandes campanhas seguem a mesma fórmula. Não começam prometendo. Começam chamando a atenção. Fazem associações com coisas do cotidiano que geram identificação e memória afetiva e linkam isso ao produto.
Essa campanha da Allianz tem um conceito óbvio, uma premissa com a qual todo mundo concorda: gente séria é chata. Todos concordam que pessoas, em situações de lazer, agindo de maneira séria, são chatas. Até aqui, nada demais. É só uma premissa. Logo, ela inverte a lógica e diz: gente séria é chata, a menos que seja o seu agente de seguro. Você quer que seu agente de seguro seja minuciosamente sério, chato, sistemático e detalhista, ou não? Veja o resultado dessa ideia em um criativo bem escrito e bem dirigido.
Lembre-se de que hoje você consegue reproduzir a produção desse criativo sem precisar pagar ator ou ter estrutura de produção. É só usar a criatividade e o Gemini. Tudo é possível agora.
💼 Momento Jabá
Quer aprender a fazer associações criativas e construções interessantes como essa da Alianz para vender seu produto ou serviço?
💬 Gostou da news?
Se você gostou dessa news, recomende e mande pra um amigo.
Se não gostou e achou que foi perda de tempo, recomende também. É injusto só você perder tempo.
Como você avalia a edição da newsletter hoje?
📅 Pra não esquecer
Toda terça-feira, às 12h, eu solto uma nova news.
Mesmo e-mail, mesmo horário, mesmo formato.
A única diferença é que a cada edição, você que é assinante, vai estar mais rico, mais inteligente e mais feliz.
Nos vemos na próxima terça.

