🧠 Filosofando sobre a vida...
A pessoa mais poderosa e confiante do mundo, numa situação de vulnerabilidade fica acuada.
Essa semana eu fui na dentista, estava no maior papo com ela, falando sobre a vida, filhos, marketing e negócios. Eu estava super a vontade e inclusive dando pitacos, afinal, de marketing eu entendo.
Aí começamos o atendimento, ela foi fazer uma limpeza nos meus dentes. Na hora que você tá ali com a boca aberta, você se sente impotente. Todo dentista sabe disso, pra sacanear eles ainda ficam puxando conversa, sabendo que você não tem condições de responder. Você só consegue falar AAH, AAHH!! AHAMM!
Estava lá com a boca aberta e fiquei refletindo… Ninguém é poderoso ou bom o tempo todo. Sempre vamos viver situações de vulnerabilidade.
Até o Ellon Musk, se for fazer exame de próstata, vai ficar desconfortável.
Musk:
— Eu sou o homem mais rico e poderoso do mundo.
Urologista:
— Sim, tá bom! Vai lá, agora fique posição fetal, vira de ladinho, respira… Vou te dar uma dica pro senhor. Pense num foguete dando ré…
VUMP! O dedo escorrega sem dó nem piedade
Urologista:
— Senhor Musk, ja foi. Nem doeu né? É só o susto mesmo.
Um dia desses eu fui mentorar um aluno que era professor de surf. Eu falei sobre linha editorial, preço, tipo de produto, formato, funil, anúncios. Fui analisar a página de vendas dele. Dava pra ver como o texto estava ingênuo, inocente… ele tinha pouca habilidade de escrita persuasiva. Eu estava poderoso, ele acuado.
Um tempo depois, a gente fez uma viagem de surf pra Costa Rica. O jogo virou… Eu estava morrendo de medo do mar, da onda, da prancha. Levantava desajeitado. Ele me corrigia, explicava, subia na prancha para me mostrar os movimentos, ele pegava a onda como se fosse a coisa mais fácil do mundo. Ele estava poderoso, eu acuado.
Moral da história: Se você é muito bom em algo, é porque treinou muito, desenvolveu uma habilidade. Se não está bom e completamente a vontade numa situação, é porque treinou pouco. Sempre que a gente começa, a gente tende esquecer desse detalhe e pensa e desistir.
Tudo é questão de tempo e perspectiva. Você nunca é tão fraco quanto pensa que é quando está começando, nem tão poderoso quando acha que tá abafando. Do nada alguém te dá uma dedada e você fica pianinho.
📊 Filosofando sobre marketing e negócios
Ao final de todo ano, fazemos uma reunião chamada RPA - Reunião de Planejamento Anual - lá na empresa. Nessa reunião projetamos quanto pretendemos faturar no próximo ano.
Usamos a metodologia RMRI - Repetir, Melhorar, Remover e Inovar
Começamos perguntando:
De onde vêm a maior parte da nossa receita? Quais foram os maiores acertos do ano? Isso vai entrar na lista do que precisamos repetir.
Depois perguntamos:
Como podemos fazer algum incremento para melhorar isso que funcionou? Isso entra pra lista do melhorar. Não buscamos muita inovação. É só ter um ganho marginal no que já funciona.
Depois perguntamos:
O que erramos? Quais produtos, ideias, conteúdos, funis que deram errados? Quais investimentos não deram retorno? Será que vale a pena tentar de novo com adaptações? Assim criamos a lista do que precisamos remover e parar de fazer.
Por último perguntamos:
O que vamos inventar? O que nunca fizemos? Quais são as hipóteses? Por que a gente acha que pode dar certo? Quem já fez? Que resultado tiveram? Quem nunca fez? Assim nasce a lista de coisas que vamos fazer pra tentar inovar.
Não criamos tanta expectativa. Ano que vem, o resultado dessas ações, ou vão pra lista do repetir, ou do remover, as vezes a gente erra, as vezes a gente acerta, mas é assim que que conseguimos inovar, testar novas ideias, mas sempre preservando ao máximo o que traz lucro para o nosso negócio.
Um mantra da nossa empresa é: nunca pare de fazer o que está funcionando. Nunca faça só o que está funcionando.
📚 Recomendação da semana
Livro Admirável Mundo Novo
Esse livro foi escrito em 1931 e nunca foi tão atual. Fico pensando como Aldous Huxley conseguiu prever tudo o que estaríamos vivendo hoje. O que me faz refletir, será que não foi sempre assim? Será que todos esses ciclos se repetem? Arrisco dizer que esse livro vai entrar para a lista dos seus top 3. Não é livro de aeroporto. É um clássico. Mas não o clássico complexo e difícil de ler, daqueles que você não entende nada, mas fala pros amigos: estou lendo Schopenhauer. No fundo seu amigo pensa, ele nem sabe escrever Schopenhauer e quer parecer intelectual.
🎬 Anúncios e vídeos criativos que eu adorei
Com esses três vídeos, você vai ver que qualquer nicho pode fazer light copy. Quem é aluno vai conseguir reconhecer e replicar cada um dos elementos literários: hipérbole, sarcasmo, nonsence, easter egg…
2 - Will It Blend?
3 - Poo Pourri
💼 Momento Jabá: Downsell da Black
Acabei de liberar o Downsell da minha Black Friday, apenas com meus produtos e com um preço muito mais barato do que na Ultra Black. Clique aqui para saber mais e finalizar sua compra.
Pedido importante
Esse ano estou participando mais uma vez do prêmio Ibest. Eu poderia estar matando, roubando, mas estou aqui para pedir seu voto. Eu nunca ganhei esse prêmio. Quero ganhar, vai lá votar em mim, você vota em menos de 1 minuto. Se você gosta do meu trabalho, por favor, faça isso por mim. Se não gosta, vota também, nem que seja por pena.
💬 Gostou da news?
Se você gostou dessa news, recomende e mande pra um amigo.
Se não gostou e achou que foi perda de tempo, recomende também. É injusto só você perder tempo.
Como você avalia a edição da newsletter hoje?
📅 Pra não esquecer:
Toda terça-feira, às 17h, eu solto uma nova news.
Mesmo e-mail, mesmo horário, mesmo formato.
A única diferença é que a cada edição, você que é assinante, vai estar mais rico, mais inteligente e mais feliz.
Nos vemos na próxima terça.

