🧠 Filosofando sobre a vida...

Estou no voo de volta da viagem com a família. Antes do embarque, resolvi pedir um hambúrguer. Meu filho Guto disse que não queria, e comeu o meu quase todo. Pedi outro, mas demorou a chegar. O embarque era às 11h.

Olhei para a Pati e disse: “Melhor deixar o hambúrguer pra lá, já está na hora do embarque. Melhor perder um hambúrguer do que perder o voo.”

Essa frase foi o suficiente para desestabilizar a viagem inteira. A família inteira ligou o botão do desespero e começou a se apressar.

— Alguém viu minha mala?
— Qual é o portão?
— Cadê meu documento? Eu deixei com você!
— Ai, meu Deus!
— Guto, já falei pra não bater esse brinquedo no seu irmão!
— Pai, presta atenção, agora não é hora de ficar vendo celular!

Imagine sete pessoas da família — pai, mãe, filhos, sogro, sogra… — todos emocionalmente desestabilizados. Parecia uma cena de filme de comédia romântica. Mas sem comédia. E, definitivamente, sem romance.

Do nada, a família linda que estava em paz e se amando ficou sem paciência, ríspida e tensa.

Quando você está emocionalmente abalado, diminui sua capacidade de pensar direito e tomar decisões. O embarque começava às 11h, mas normalmente dura pelo menos 30 minutos. O risco real de perder o voo naquela altura do campeonato era zero. Perdemos a paz, porque nosso cérebro estava gastando muito mais energia em tensão do que pensando com calma.

Você já se apaixonou por alguém e achava a pessoa linda, mas tempos depois percebeu que ela não era tão bonita assim? Isso acontece porque a paixão turva a realidade: o cérebro funciona com menos sinapses, quando você está emocionalmente envolvido.

A realidade não existe. O que existe é a sua percepção da realidade. Quanto mais emocionalmente abalado você está, mais distante da realidade você fica.

Nos meus atendimentos de mentoria, vejo isso direto. O mentorado chega desesperado:

— Leandro, não estou vendendo nada, já tentei de tudo, não dá certo pra mim, eu já não sei mais o que fazer. Socorro!

A primeira coisa que digo é: calma. Nenhuma dessas frases me ajuda a te ajudar. Respira. Agora sim: vamos ver os números. Qual é o produto? Me mostra sua página de vendas. Quanto investiu? Qual foi o custo por clique? Qual a taxa de conversão da página?

Analisamos. Em menos de um minuto entendi: o problema não estava no anúncio, nem na copy, nem no preço. Era o tempo de carregamento da página. Mais de 15 segundos para abrir. As pessoas clicavam e iam embora. Impossível vender assim.

O que eu fiz? Respirei, saí do desespero e, finalmente, tive clareza mental para pensar.

📊 Filosofando sobre marketing e negócios

Ganhos marginais são importantes, mas só com eles você vai ser um cara mediano.

Um amigo meu, extremamente criativo, cresceu o negócio com boas ideias de campanha. Mas, com o crescimento, decidiu que queria controle total sobre todos os indicadores da empresa. Virou o Zé Planilha. Sabia os centavos gastos em cada anúncio, tinha um dashboard atualizado quase em tempo real de campanhas, públicos, LTV… e uma supersofisticação de dados.

O problema? O negócio dele começou a piorar. Falei pra ele:

— Você colocou muita inteligência nisso, o que é ótimo. Mas cada uma dessas otimizações vai te dar apenas ganhos marginais. Pequenos aumentos de 1%, 2%... Nada que mude o jogo.

Não me entenda mal: dados são importantes. Vários ganhos de 1% somados podem gerar crescimento. Mas, na minha empresa, invisto mais tempo buscando ideias não marginais. Ideias que geram saltos exponenciais.

Exemplo: no ano passado, tive uma única ideia. Fazer uma Black Friday em collab com o Érico Rocha. Faturamos R$ 65 milhões com um único lançamento. Isso valeu muito mais do que centenas de micro-otimizações.

Moral da história: pense nos ganhos marginais, mas busque sempre o plano ousado que pode te fazer crescer 10x mais rápido.

E sim, esse ano vai ter nova Black Friday: acesso vitalício a todos os meus produtos, aos do Érico e de um outro influenciador gigante.

🎬 Anúncios e vídeos criativos que eu adorei

1. Dove | Retratos da Real Beleza
https://www.youtube.com/watch?v=ABups4euCW4

Genial. A Dove precisava anunciar sabonete, um produto desinteressante por natureza. Então, usou o recurso do Light Copy que ensino, a associação criativa.

Eles se apropriaram de uma urgência oculta do público: autoestima. Criaram um vídeo sobre a real beleza da mulher. Ele prova, por A + B, que a maioria das mulheres é muito mais bonita do que acredita ser.

Assista. Vai te emocionar e vai provar, de novo, que a realidade não existe, existe a percepção.

2. FYS | Menos Açúcar e Menos Marketing
https://www.youtube.com/watch?v=qoT4PlZn42Q

Uma das campanhas mais geniais que já vi. É de uma marca pequena, com pouco investimento, mas usaram isso a favor deles.

O vídeo tem 1 minuto. Eu contei: são 60 elementos literários em 60 segundos. Ironia, deboche, paródia, provocação, antítese, contraste, plot twist, identificação. Uma produção intencionalmente simples que gerou 11 milhões de visualizações.

Prova de que simplicidade vende. O vídeo tem áudio ruim, luz ruim, câmera ruim… mas o vendedor conhecia o produto, falou com naturalidade e demonstrou o uso.

Ensino esse tipo de anúncio no VTSD: chamo de anúncio de demonstração. O cliente se vê usando o produto.

Leia os comentários. Veja quantas pessoas querendo comprar. A internet é o palco perfeito, então mostre o seu produto.

📚 Recomendação da semana: Livros, filmes, séries, documentários e coisas interessantes

O livro dessa semana é Brandwashed.

Esse é, ao mesmo tempo, um dos livros mais interessantes e mais assustadores que já li. Ele mostra como as empresas usam psicologia, dados e gatilhos emocionais para influenciar decisões de formas tão sofisticadas que, às vezes, chegam a ser sujas.

É um livro de 2018, mas nunca esteve tão atual. Disparado, um dos melhores livros de marketing que já li. Mas já aviso: se você trabalha com marketing e tem princípios éticos, pode ser que ele te coloque numa pequena crise existencial.

💼 Momento Jabá: Se você não conhece nossos produtos:

Essa semana tenho um jabá especial: quinta, sexta e sábado, vou fazer um evento de mais de 20 horas.

Serão 20 horas comigo, criando seu produto digital e o primeiro funil de vendas. São 3 dias seguidos, 20 horas no total. Vou deixar o link com as explicações abaixo.

Não subestime o poder de 20 horas de foco comigo. Pode mudar sua vida.

VTSD — Curso pra quem quer criar e vender produtos digitais:
cursos, e-books, mentorias, planilhas, templates, SaaS.

Light Copy — Formação em copywriting pra escrever com persuasão e criatividade, mesmo sem experiência.

Mentoria Fluxo — Mentoria com acompanhamento individual pra criar, ajustar e escalar produtos digitais: cursos, e-books, mentorias, SaaS, planilhas e mais.

💬 Gostou da news? 

Se você gostou dessa news, recomende e mande pra um amigo.

Se não gostou e achou que foi perda de tempo, recomende também. É injusto só você perder tempo.

📅 Pra não esquecer:

Toda sexta-feira, às 12h, eu solto uma nova news.
Mesmo e-mail, mesmo horário, mesmo formato.

A única diferença é que a cada edição, você que é assinante, vai estar mais rico, mais inteligente e mais feliz.

Nos vemos na próxima sexta.

Continue lendo

No posts found