🧠 Filosofando sobre a vida...

O tempo é relativo. Trabalhar de 5h às 7h da manhã pode ser mais produtivo do que trabalhar de 9h às 12h, talvez, mais do que trabalhar um dia inteiro. De 5h às 7h você não tem interrupção.

Ontem, de boa, escrevendo um dos meus textos, parei pra dar uma olhadinha no WhatsApp, minha esposa mandou a lista de material escolar do Guto. Giz de cera, papel crepom e massinha custando como se fossem importados da Suíça. Você olha e pensa: “Meu filho vai estudar ou abrir uma galeria de arte contemporânea?”

Aí fui olhar a mensagem do inquilino do apartamento. Aparece um vídeo de uma cachoeira na sala, aparentemente vou ter que resolver um probleminha de infiltração. A secretária me mandou os boletos do IPTU e IPVA. Tava feliz, olhei o WhatsApp e perdi uns 10 mil reais. Nunca mais olho o celular.

Vou ver o app do banco e ver meus investimentos. Meu Deus, minhas ações do BTG estão voando. Cairiam dividendos dos bancos imobiliários. Comprei TOTVS no momento certo. Aí, que alívio… O que eu tava fazendo mesmo? Vou ali tomar um cafezinho. Foram 30, 40 minutos de trabalho. Até voltar o estado de flow, perco mais 30. Isso se não olhar o celular de novo, ou se ninguém me ligar, ou se eu não me entediar e lembrar que tenho que ligar pra alguém.

Das 5h às 7h só tem você, os passarinhos e a intenção está mais forte. De noite eu já falo, pra ganhar o dia amanhã eu preciso fazer tal coisa. Nesse caso, ontem eu falei: Amanhã vou escrever minha newsletter. Estou sentando aqui escrevendo. Em 30 minutos escrevo isso. Se fosse às 9h, talvez escreveria em 2 horas quebradas. E não ficaria tão bom.

Disclaimer: Você não precisa acordar às 5am pra ser produtivo. Às vezes você é uma pessoa noturna. Pode trabalhar das 22h às 23h. O importante é procurar um tempo sem filhos, chefe, funcionário, amigo. Um tempo sozinho e sem interrupções.

📊 Filosofando sobre marketing e negócios

Vou seguir o fio da ideia da filosofia da vida, aqui no marketing. O que eu escrevi ali ensina sobre planejamento. Mas planejamento de tempo. Normalmente, esse planejamento é mais ligado ao que chamo de planejamento tático. É sobre organizar para fazer. Quando fazer, quanto tempo leva pra fazer. É sobre ser dono do seu tempo.

Por incrível que pareça, isso é importante, mas é menos importante. Eu conheço um monte de gente que é disciplinada e produtiva, produz muito, e inclusive com qualidade, tecnicamente, com mais qualidade que eu, mas ganha muito menos.

Quem é bom tecnicamente em algo, normalmente é classe média. Quem é bom taticamente, normalmente tem cargo de gerência. Classe média altinha. Mas isso não enriquece ninguém de verdade.

O que enriquece é a habilidade de planejamento estratégico. O que é e como fazer isso?

É saber o que plantar. Principalmente para empreendedores.

Você sabia que, se plantar cacau, ele demora 5 anos para a colheita? Mas depois que você plantar, você vai colher duas safras todos os anos, durante 30 anos? Cacau é caro, é a matéria-prima do chocolate. Cacau dá muito dinheiro.

Sabendo disso, você plantaria cacau?

Depende. Se você precisa de dinheiro para sustentar seu negócio, ou sua vida, antes de 5 anos. Se você plantar cacau, você morre de fome antes da primeira colheita.

Você sabia que, se plantar cogumelo-ostra, ele demora menos de 15 dias para a colheita? E que ele cresce em palha, serragem, papelão. Cogumelo-ostra não dá muito dinheiro, mas é fácil e rápido de colher.

Sabendo disso, você plantaria cogumelo-ostra?

Aqui não é depende, é sim, com certeza. Eu tô sempre “plantando cogumelo” no meu negócio.

Moral da história: saber o que fazer é mais importante do que saber fazer. Você pode ser o melhor plantador de cacau, mas não tem fluxo de caixa pra sustentar o negócio, você quebra.

O planejador estratégico sabe que precisa, antes de se preparar pro cacau, levantar dinheiro.

Se você está começando a empreender sem muito dinheiro no caixa, deveria passar 100% do seu tempo pensando e agindo para trazer venda, fluxo de caixa contínuo. Mesmo que pequeno. Deve manter o custo baixo e a entrada de caixa contínua.

Uma vez que já tem isso, e que guardou uma reserva de dinheiro, vai começar a se estourar pra plantar cacau.

Aí vai ficar 70% do seu tempo pensando e agindo para trazer fluxo de caixa e 30% do tempo pensando e agindo em atividades que só vão dar resultado no longo prazo.

No mundo dos negócios digitais, no começo você tem que focar em produto, página de vendas, anúncios. Anúncios é o cogumelo-ostra do digital. Você faz hoje, hoje mesmo ele começa a rodar. Amanhã ou depois ele já faz suas primeiras vendas. Não dá uma porrada de dinheiro, mas todo dia pinga, e pingar é melhor que secar. Isso vai levantar caixa, vai trazer vendas. Mas poucas e com margem baixa. Depois, você vai pensar em criar conteúdo. Isso demora a otimizar e a criar base de seguidores, mas quando começa a dar certo, aumenta sua margem e traz escala.

Aí um dia você vai plantar oliveira. Ela demora 10 anos para produzir, mas dura 100 anos, e quanto mais velha, melhor a produção e a qualidade.

A oliveira dos negócios é gestão. Saber contratar, treinar um time para fazer melhor que você. Aí um dia, sua empresa roda e funciona sem você. Ou, quem sabe, sua empresa é vendida por 10x o valor que você lucra por ano.

Eu falo isso porque já plantei cogumelo, levantei dinheiro, plantei cacau pensando no médio prazo. Estou plantando oliveiras hoje. Faço coisas que dão trabalho e só vão me dar retorno daqui a 5, 8 anos. Mas quando der, fico gigante.

A partir de hoje, reflita: suas ações de hoje estão estrategicamente pensadas, ou você tá sendo produtivo, produzindo muito, mas com desalinhamento com seu momento de vida?

O que eu mais vejo no digital é gente criando muito conteúdo, vídeo, stories… Sem ter produto, plano de monetização, funil de vendas, funil de produtos. É trabalhar muito, bem, e ganhar pouco.

📚 Recomendação da semana

Vou deixar aqui o link de um audiobook que escuto com frequência, pra me lembrar de ter um pensamento estratégico. Está em inglês, mas tem legenda.

🎬 Anúncios e vídeos criativos que eu adorei

Esse anúncio usa uma técnica que ensino no Light Copy. Se chama associação criativa. Você busca alguma coisa que não tem tanto a ver com seu nicho, algo distante inclusive, e vai tentar ligar os pontos, encontra coisas em comum entre isso e seu nicho.

Tente fazer isso, encontre uma coisa diferente, que chama a atenção, e encontre uma relação com seu nicho. Depois escreva um anúncio pra isso. Hoje em dia, com IA, você executa um vídeo como esse, sozinho, do seu quarto. No Light Copy eu ensino a fazer.

💼 Momento Jabá

No VTSD eu ensino como alinhar seu plano estrategicamente. Não só te ensino a criar um produto digital, mas monto um plano que começa fácil de executar, pensando no curto prazo, mas é elaborado de um jeito que você vai incrementar projetos de crescimento.

Um dia seu longo prazo chega, se você fizer o que tem que fazer no curto.

Comece hoje, entre no VTSD. O maior arrependimento de todo empreendedor é não ter começado antes.

💬 Gostou da news? 

Se você gostou dessa news, recomende e mande pra um amigo.

Se não gostou e achou que foi perda de tempo, recomende também. É injusto só você perder tempo.

📅 Pra não esquecer

Toda terça-feira, às 12h, eu solto uma nova news.
Mesmo e-mail, mesmo horário, mesmo formato.

A única diferença é que a cada edição, você que é assinante, vai estar mais rico, mais inteligente e mais feliz.

Nos vemos na próxima terça.

Continue lendo

No posts found