🧠 Filosofando sobre a vida...
Normalmente, medo e histeria nos negócios são sinônimos de oportunidade. Lembro que, na época da pandemia, um amigo meu demitiu vários funcionários, preparando-se para a crise que viria. Eu tentei acalmá-lo, sem sucesso. Tive cautela, não diminuí os investimentos em lançamentos; fui sentindo o mercado e me adaptando ao que acontecia na realidade, sem ouvir o barulho das especulações.
No primeiro mês da pandemia, realmente tivemos uma queda. Nosso faturamento mensal era de uns 700 mil; caiu para 500. No mês seguinte, um milhão. Depois, chegamos a faturar quase 2 milhões por mês, batendo mais de 22 milhões de faturamento. E meu amigo? Acabou “desanimando”, e hoje o negócio dele não existe.
Ano passado, aconteceu a mesma coisa: gritos e histerismo. Muito se falou sobre o fim do mercado por causa das IAs. Vou te confessar que fiquei com medo, mas não diminuí meus investimentos, até aumentei. Na minha cabeça, num mundo que muda mais rápido, a necessidade de aprender vai ser maior. Algo me dizia que nosso mercado cresceria como nunca.
Estou me preparando para um boom maior do que o da pandemia. Me adaptei, reformulei produtos.
O tempo está mostrando um movimento bem diferente dos gritos histéricos da especulação. Tive o melhor mês de janeiro desde que comecei no digital: 5,7 milhões, sem lançamento, com um investimento de 228 mil. Diziam que os anos dourados do digital tinham ficado para trás, olha só a realidade do meu grupo de mastermind.
Resumindo: no mundo do empreendedorismo, quando há mudança, há medo. Quando há medo, muita gente sai do jogo, perde o eixo. Quem se adapta cresce.
📊 Filosofando sobre marketing e negócios
Curiosidade gera mais cliques do que explicação demais. Sexta, fiz um stories explicando muito sobre um produto que estou vendendo: O seu produto pronto em 3 dias. Falei como o produto funcionaria. Esse foi o texto que usei:
Vou fazer um workshop para você criar seu produto digital. No dia 1, vamos explicar sobre o mercado, nichos, formatos e preços de produtos. No dia 2, vamos criar o produto. No dia 3, vamos colocar o produto para vender: criar páginas, anúncios e subir os anúncios na Meta. Você vai sair com tudo pronto para vender. Custa só 97 reais. Resultado: 560 cliques. Umas 33 vendas.
Hoje, fiz um stories falando assim: “Criei um produto novo, e tá todo mundo falando dele. Tá vendendo muito. Fiz mais ou menos mil vendas em uma semana (e é verdade). Clique aqui e descubra qual é o produto.” Mais de mil cliques e quase o triplo de vendas.
Trabalhei alguns anos com a Cátia, a sexóloga, e ela dizia: “Sabe qual é o segredo do striptease? A roupa. Tirou a roupa, acabou a curiosidade.” Às vezes, falar demais, explicar demais, revelar demais acaba com o entusiasmo. Use a curiosidade ao seu favor.
📚 Recomendação da semana
Vou te contar um segredo: eu odeio ver meus vídeos. Coisa mais rara do mundo é eu me assistir. Tenho vergonha alheia de mim mesmo. Mas esse vídeo o algoritmo do YouTube me recomendou. Eu tava no carro e assisti. Primeira vez que gosto de um conteúdo meu. Acho que consegui mostrar a essência do que acredito sobre marketing e empreendedorismo digital. Ficou leve, mas com muito conteúdo bom.
🎬 Anúncios e vídeos criativos que eu adorei
Ah, que saudade das propagandas antigas. Os publicitários sabiam chamar e prender atenção.
Essa propaganda usa dois elementos que ensino no Light Copy: quebra de padrão e escala de atenção. Num primeiro momento, eles quebram o padrão. Começam o anúncio sem dizer uma única palavra, o contrário do que tentam fazer em anúncios, que é gritar. Depois, eles escalam a atenção e passam o anúncio inteiro sem dizer uma única palavra, aumentando a curiosidade do espectador por um desfecho. E o desfecho é bom, exatamente porque não tem nada demais.
Você termina a propaganda sorrindo, pensando: “Esse maldito conseguiu me prender esse tempo todo, ele é bom.” Será que seus anúncios são legais assim? Ou você simplesmente abre a boca e fica falando e falando do seu produto, de como ele é cheio de qualidades e características?
💼 Momento Jabá
O jabá desta edição é segredo. Seja curioso, clique aqui.
💬 Gostou da news?
Se você gostou dessa news, recomende e mande pra um amigo.
Se não gostou e achou que foi perda de tempo, recomende também. É injusto só você perder tempo.
Como você avalia a edição da newsletter hoje?
📅 Pra não esquecer
Toda terça-feira, às 12h, eu solto uma nova news.
Mesmo e-mail, mesmo horário, mesmo formato.
A única diferença é que a cada edição, você que é assinante, vai estar mais rico, mais inteligente e mais feliz.
Nos vemos na próxima terça.

