🧠 Filosofando sobre a vida...

Eu estava conversando com o meu time sobre o Prêmio iBest, pensando em formas criativas de divulgar que estamos participando.

Durante a conversa, deixei escapar um sentimento “feio”. Acho que falei algo assim:

“Eu tenho mais audiência que o Érico, meus vídeos deram mais views… como ele ganhou?”

Uma das pessoas disse:

“Às vezes ele tem mais conversão. Mesmo com menos visualizações, ele conseguiu mais votos.”

E eu:

“Não sei… acho que ele sabe algo que eu nem sei.”

Ela respondeu:

“Acho que você tá é com inveja dele.”

Na hora, falei:

“Exatamente isso.”

Todos na sala riram. Foi engraçado. Mas percebi que as pessoas não estão acostumadas a ouvir alguém admitir inveja publicamente. Todo mundo ficou chocado.

E isso é veneno, porque quando você não admite a inveja, ela vira ressentimento, mágoa, trauma, raiva, rancor. Quando olho pra ela de frente e paro de evitar, ela diminui e vira inspiração, admiração.

Eu sempre fui um invejoso.

Tenho inveja das apresentações ultra-organizadas do Sobral. Tenho inveja da inteligência matemática do meu sócio Vitor. Sempre tive inveja do Murilo Gun — parecia que ele sempre estava um passo à frente de tudo que eu queria conquistar.

Antes, eu não sabia lidar com isso. Eu tinha inveja e uma certa raiva da pessoa invejada. Chegava a falar mal da pessoa, aquilo me consumia.

Hoje, continuo tendo inveja, mas transformo em inspiração e admiração. Sou amigo da maioria das pessoas que já invejei. Eu não quero tirar nada delas, quero conquistar o mesmo pra mim. Reconhecer e dar nome aos sentimentos é importante para lidar com eles.

A inveja, a raiva, o rancor, a tristeza… são sentimentos inerentes ao ser humano. Aprenda a lidar com eles e seja feliz.

Aproveitando a oportunidade: se você quiser ajudar o Érico a lidar com o sentimento de inveja de mim, vote Leandro Ladeira no Prêmio iBest deste ano. Vamos dar essa chance do Érico perder e lidar com seu desenvolvimento pessoal.

Se você acha que eu te ajudei de alguma maneira, vote no Ladeira.

Desculpe, eu não resisti a fazer um slogan com rima. Perdão.

Clique no link abaixo pra votar:

📊 Filosofando sobre marketing e negócios

Sempre vale a pena fazer uma descoberta, até quando o teste dá errado.

Eu tenho um canal no YouTube. Normalmente, meus vídeos batem umas 50 mil views. Na maioria das vezes, no primeiro dia, já chegamos a 3 a 5 mil.

A Camila, que é gerente de projetos do time, me disse que o pessoal de uma consultoria sugeriu que, se soltássemos o vídeo como “ao vivo”, o alcance seria muito maior.

Na hora, eu truquei. Estudo YouTube há muito tempo, sei que isso é pouco relevante e não existe nenhuma explicação muito plausível pra isso. Ela disse:

“Eles mostraram alguns testes de outros canais e pareceu melhor mesmo, Leandro.”

Eu falei:

“Então vamos testar.”

Soltamos o vídeo, e o resultado foi muito pior. O vídeo bateu só 500 visualizações no primeiro dia — menos da metade da nossa média.

Minha hipótese: nossa audiência está acostumada com vídeos normais, e quando criamos a expectativa de “ao vivo”, as pessoas se frustraram. Resultado: saíram antes do tempo normal.

A Camila veio me dizer:

“Ih, Leandro, o teste foi péssimo.”

Eu disse:

“Teste nunca é péssimo. Teste é sempre bom porque gera descoberta.”

Se a estratégia tivesse dobrado nossas visualizações, teríamos replicado em todos os vídeos. Como deu errado, aprendemos a não repetir. O próximo já será do jeito normal.

O maior valor do teste não é o resultado. É a descoberta. Sempre que alguém te der uma ideia que você discorda, não seja teimoso. Teste.

🎬 Anúncios e vídeos criativos que eu adorei

1. O paradoxo do palhaço triste
https://www.instagram.com/reel/DN8ysgCDyHf/

Esse vídeo é muito inteligente. Ele começa de um jeito intrigante, curioso, sério. O narrador fala com uma voz de um pensador profundo e o plot twist te pega de surpresa. Quando assistir, vai sorrir e pensar:

“Que genial. Que construção maravilhosa.”

2. Comercial da Havaianas com IA
https://www.instagram.com/p/DOMi_gVAbIi/

Esse vídeo mostra que criar imagens legais com IA não é o suficiente. Você precisa de uma boa ideia. Essa ideia foi forte, o impacto visual foi intenso, e o vídeo impressiona e reforça o valor da marca.

3. Rachadinha não tem erro
https://www.instagram.com/p/DH8a1aGxYFY/

Esse vídeo e esse perfil são a prova de que o simples funciona.

O cara não tem roupa bonita, não tem luz boa, não tem som bom, não tem roteiro sofisticado. É tudo simples, natural e autêntico. Funciona exatamente porque você sente a autenticidade.

Assista alguns vídeos dele. Vai te inspirar a postar mais. Ele posta todo dia. Nem todos os vídeos estouram, mas a lei da frequência é implacável: uma hora ou outra, 20% dos vídeos vão mais longe. Do nada, um vídeo simples, tipo cortar melancia, bate 2 milhões de views.

📚 Recomendação da semana

Hoje não vou indicar livro, porque duvido que você esteja conseguindo ler um por semana — eu mesmo não consigo.

Vou indicar um dos meus autores favoritos: Ariano Suassuna.

Sou apaixonado por histórias. E ele é um mestre. Consegue transformar um acontecimento cotidiano ou uma simples conversa de três minutos em uma saga memorável, intrigante e divertida.

Vou deixar aqui um vídeo com uma coletânea de 20 histórias do nosso mestre. Já assisti mais de 100 vezes. Às vezes, quando estou triste, assisto e percebo como a simplicidade da vida é incrível:

💼 Momento Jabá: Se você não conhece nossos produtos:

VTSD — Curso pra quem quer criar e vender produtos digitais:
cursos, e-books, mentorias, planilhas, templates, SaaS.

Light Copy — Formação em copywriting pra escrever com persuasão e criatividade, mesmo sem experiência.

Mentoria Fluxo — Mentoria com acompanhamento individual pra criar, ajustar e escalar produtos digitais: cursos, e-books, mentorias, SaaS, planilhas e mais.

💬 Gostou da news? 

Se você gostou dessa news, recomende e mande pra um amigo.

Se não gostou e achou que foi perda de tempo, recomende também. É injusto só você perder tempo.

📅 Pra não esquecer:

Toda sexta-feira, às 12h, eu solto uma nova news.
Mesmo e-mail, mesmo horário, mesmo formato.

A única diferença é que a cada edição, você que é assinante, vai estar mais rico, mais inteligente e mais feliz.

Nos vemos na próxima sexta.

Continue lendo

No posts found