🧠 Filosofando sobre a vida...
Eu acho que perdi um bilhão de reais; acredito que você também vai acabar perdendo dinheiro com o mesmo erro.
Um dia desses, tive uma ideia de negócio interessante. Como sou um empreendedor com histórico de sucesso em dois negócios (VTSD e MBR, faturando mais de 370 milhões de reais), ficou relativamente fácil levantar dinheiro e conseguir gente para trabalhar numa próxima ideia.
Fiz uma reunião e consegui convencer um engenheiro para ser CEO do negócio. Fiz duas reuniões com dois amigos bilionários, bilionários com B, desses que reclamam que o helicóptero de 8 lugares é apertado.
Consegui levantar 1 milhão de reais de cada um para investir no negócio. Eu já tinha 2 milhões, um CEO e uma CMO no time. Pouco antes de assinar o contrato, o engenheiro que seria CEO, e também seria sócio do projeto, me disse:
— Leandro, só tem um problema. Eu vou precisar de um salário de 50 mil.
— Cara, difícil os investidores acharem isso razoável.
Não deu outra. Um dos investidores disse:
— Empreendedor tem risco. Se você tem um salário de 50k, você vai ser CEO, mas não vai ser sócio majoritário.
O outro perguntou:
— Por que você precisa de um salário de 50 mil?
— Porque esse é meu salário na empresa em que trabalho hoje. Eu tenho compromissos, não posso ficar sem receber.
Ele virou um escravo do próprio estilo de vida. Se tivesse uma vida mais simples, poderia abrir mão desse salário gigante, viver com menos e apostar na empresa dos seus sonhos. Mas o negócio morreu ali.
Meses depois, um dos caras lançou a empresa com uma ideia parecida com a que iríamos fazer. No primeiro mês, conseguiu um aporte de mais de 17 milhões e uma promessa de venda da empresa para uma multinacional gigantesca. Muito provavelmente, essa empresa vai atingir um valor de mais de 1 bilhão, e eu torço para isso.
Um salário de 50 mil nunca custou tão caro.
📊 Filosofando sobre marketing e negócios
O YouTube mudou uma coisa; pouca gente percebeu. Essa mudança pode colocar muito dinheiro no bolso de quem já tem uma oferta validada. Antes, para ranquear vídeos para os primeiros resultados nas buscas, o algoritmo do YouTube levava várias coisas em consideração: CTR (taxa de clique em relação à exibição), retenção (percentual do vídeo assistido em relação ao tempo do vídeo), número de inscritos, data de publicação, likes, comentários etc.
As mais relevantes até então eram CTR e retenção. Mas isso estava deixando os produtores que estavam ranqueados nas primeiras posições preguiçosos. Para que criar mais vídeos se estou em primeiro?
Sabendo disso, o YouTube mudou. Agora, o critério mais relevante é a data de publicação. O que isso quer dizer? Que, se você criar um vídeo sobre “Como tratar caspa”, o seu vai estar em primeiro. Milhares de pessoas procuram sobre isso todos os dias; seu vídeo vai ficar em primeiro até outra pessoa criar. Se você tem um produto sobre caspa, quanto isso vale? E eu te garanto: na maioria dos nichos, tem pouca gente que está criando coisas atuais. Não foi à toa que o YouTube mudou. Tem vídeos de 2020 em primeiro hoje.
Eu fiz isso no meu canal; estou em primeiro em vários termos. Faço CTA para vender meus produtos em todos os vídeos. Tá pingando venda aqui do YouTube todo santo dia. Testa aí, depois me agradeça.
📚 Recomendação da semana
Talvez essa seja a recomendação mais interessante que já dei desde que comecei a newsletter. E olha que eu já recomendei muita coisa boa. Mas essa, eu te garanto, vai roubar muito do seu tempo assistindo, mas te prometo: vai valer cada segundo.
Se você gosta de marketing, neurociência e comportamento humano, você vai amar a série Truques da Mente. Dá pra assistir no Disney Plus - National Geographic. O jeito que você escreve vai mudar; o jeito que você vê o mundo vai mudar. Depois que eu assisti, vi como somos vulneráveis a estímulos sobre os quais não temos nenhum controle consciente. Só de saber disso, já te dá uma chance de ter comportamentos mais assertivos.
🎬 Anúncios e vídeos criativos que eu adorei
Essa propaganda é muito boa; de uma maneira genial, consegue relacionar coisas do cotidiano com a promessa do produto. No Light Copy, a gente chama isso de associação criativa. Além da associação criativa, ele também usa os elementos de exagero e nonsense. Só de assistir ao vídeo, você sente uma gastura. Isso aumenta, e muito, a retenção.
Clique aqui: Find More Possibilities with LPL Financial :30
💼 Momento Jabá
No jabá de hoje, vou recomendar uma coisa importante. Recomendo pressa. O primeiro mês do ano praticamente já foi. Sabem quantos % do ano um mês representa? 8%. Praticamente 10% de todo o seu ano já se foi. Tenha pressa. Se você quer ter um produto digital, comece hoje e comece do jeito certo. Entre no VTSD e tenha todo o apoio que você precisa para transformar o sonho de viver do digital em realidade.
💬 Gostou da news?
Se você gostou dessa news, recomende e mande pra um amigo.
Se não gostou e achou que foi perda de tempo, recomende também. É injusto só você perder tempo.
Como você avalia a edição da newsletter hoje?
📅 Pra não esquecer
Toda terça-feira, às 12h, eu solto uma nova news.
Mesmo e-mail, mesmo horário, mesmo formato.
A única diferença é que a cada edição, você que é assinante, vai estar mais rico, mais inteligente e mais feliz.
Nos vemos na próxima terça.

